Confira um balanço do que rolou e qual foi a participação dos colaboradores e do público externo
A 23º Semana do Meio Ambiente da EMAE foi finalizada com o engajamento dos colaboradores e público externo! Entre os dias 3 e 7 de junho, várias atividades foram desenvolvidas pelo Departamento de Meio Ambiente e Patrimônio Imobiliário, algumas inéditas, como a calculadora das Pegadas Ecológica e de Carbono.
Enquanto a calculadora da Pegada Ecológica permite verificar o impacto individual no consumo de recursos naturais do planeta, a calculadora da Pegada de Carbono afere a quantidade de CO2 emitida por pessoa ao longo de um ano.
Perguntas relacionadas a hábitos de consumo e quantidade de quilômetros rodados por semana de carro foram algumas das métricas utilizadas para avaliar o impacto que as ações do dia a dia de cada um têm no planeta.
“Adotamos como ferramenta de percepção ambiental a Pegada Ecológica, que é um indicador que avalia a quantidade de recursos naturais renováveis utilizados pela humanidade, comparando com a capacidade do planeta em regenerá-los. Essa métrica dimensiona a área necessária para produzir os recursos que consumimos e absorver os resíduos que geramos, especialmente as emissões de carbono, que causam mudanças severas sobre o clima”, explica o gerente de Meio Ambiente e Patrimônio Imobiliário da EMAE, Admilson Barbosa.
A calculadora rodou todas as estruturas, da Usina Henry Borden a Porto Góes, incluindo a sede da empresa. Sucesso total! Vale lembrar que a equipe de Meio Ambiente vai compilar esses dados e fazer uma análise detalhada.
Outra atividade pra lá de divertida, feita pela primeira vez, foi um bingo com a temática ecológica, cujas perguntas foram, é claro, sobre os mais diversos temas ambientais. O grupo que preenchesse primeiro a cartela gritava o tão famoso “BINGOO”! Tudo isso serviu para fixar ainda mais os conceitos de sustentabilidade na cabeça dos nossos colaboradores. Ah, o pessoal levou a sério a brincadeira, viu?! Todo mundo queria ganhar!
Para o público externo, foram realizados um plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e a revitalização da horta local com os alunos da escola parceira da EMAE, Maria Aparecida Beraldo Gallo, em Pirapora do Bom Jesus, próximo à nossa usina, a PCH Pirapora!
Como sabemos, as árvores são indispensáveis no meio ambiente por possuírem diversas funções como purificar e regular a umidade do ar, abrigo para animais e outros benefícios para vários ecossistemas e, se depender da EMAE, esse tipo de ação será feita não apenas na Semana do Meio Ambiente, mas, sempre que possível. Educar é conscientizar e libertar!
Já os estudantes do 9º ano da UME Usina Henry Borden participaram do avistamento de aves nas áreas externas da usina de mesmo nome, sob orientação dos ornitólogos Fabio Schunck e Kleber Evangelista, que falaram sobre a quantidade de espécies no Brasil, a segunda no mundo em quantidade e diversidade, a forma de identificação de aves, entre outros tópicos.
Os alunos tiveram a oportunidade de ver os animais com o uso de lunetas e binóculos em três pontos diferentes. Na oportunidade, os alunos conseguiram avistar 48 espécies de aves da Mata Atlântica.
O local foi escolhido por estar inserido no Parque Estadual da Serra do Mar, uma unidade de conservação da Mata Atlântica, com alta diversidade de espécies nativas, principalmente de aves.
Outra ação foi realizada com os alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Prof. Maria Augusta de Morais Neves, que estiveram na Usina Elevatória Pedreira para conhecer os aspectos históricos da empresa e sua importância dentro do sistema energético regional e brasileiro.
A visita possibilitou que os jovens vissem de pertinho o Reservatório Billings, o Canal Pinheiros e antiga sede da EMAE, onde é feita uma caracterização da urbanização da metrópole paulista e os desafios contemporâneos e ambientais da EMAE, com um debate de encerramento com a participação dos visitantes.
Essas turminhas não brincam em serviço!
Por fim, o gerente de Meio Ambiente e Patrimônio Imobiliário da EMAE, Admilson Barbosa, escreveu um artigo sobre a Pegada Ecológica, retratando a importância do tema. Confira no link: https://lnkd.in/e2HCcAmn
“Ao compreender como suas ações contribuem para o uso dos recursos naturais, os indivíduos podem tomar decisões melhor fundamentadas e responsáveis. Por exemplo, optar por produtos de baixo impacto ambiental, reduzir o desperdício de alimentos, usar transporte público ou bicicletas em vez de carros particulares, e consumir menos energia em casa etc”, finaliza.
Junho de 2024