Começa retrofit da unidade 12 da usina subterrânea

Unidade será automatizada, com equipamentos mais modernos

 

Começou neste mês o retrofit de mais uma unidade geradora da usina subterrânea da Henry Borden. Agora, é a vez da unidade 12 ganhar novos equipamentos em substituição aos que estão obsoletos ou em final de vida útil.

 

Haverá a troca dos reguladores de velocidade e tensão e do CCM – Centro de Controle de Motores. As tubulações de água para refrigeração serão substituídas e a excitação do gerador passará de rotativo para estático. Além disso, a unidade será totalmente automatizada e, após a conclusão das atividades, a unidade poderá ser operada e supervisionada pelas estações de trabalho da usina externa.

 

Segundo o coordenador de Engenharia Mecânica, do Departamento de Engenharia, Leilton Santos Silva, a modernização é importante para assegurar a segurança e a disponibilidade operacional, reduzindo de forma significativa as intervenções para manutenção corretiva.

 

“Com os novos equipamentos, os índices de qualidade e desempenho serão mantidos dentro da faixa determinada pelo órgão regulador. Após a modernização, as unidades ficarão com operação e supervisão remota de todos os dispositivos, terão confiabilidade operacional e será reduzido o número de intervenções da manutenção”, destaca.

 

Cerca de 50 colaboradores da Voith Hydro, empresa contratada, estão em campo, mais o pessoal da Engenharia e das demais áreas da Diretoria de Geração da EMAE, como Manutenção e Operação.

 

A modernização faz parte do pacote de investimentos que a EMAE está fazendo nas usinas. Somente para a usina subterrânea, das unidades 11 a 16, incluindo a substituição dos geradores 15 e 16, o valor total que será investido é de R$ 105 milhões.

 

Junho de 2024.

Imagens de Rômulo Machado.

 

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram