Código ANEEL: 0393-002/2006

Titulo do Projeto: Estudo do Potencial Eólico e Solar – Região da Casa de Válvulas da Usina Henry Borden.

 

Objetivo: Prover o desenvolvimento e as inovações tecnológicas na área de fontes renováveis para geração de energia elétrica por meio de estudos e técnicas, aplicações especializadas e utilização dos recursos disponíveis para capacitar a empresa na área de pesquisa e desenvolvimento com ampliação de sua base de conhecimentos a partir de novos empreendimentos prospectivos e provável aproveitamento para geração de energia elétrica.
Disponibilizar ferramentas inovadoras, na emae, para análise de ampliação da matriz energética e dos processos de geração de energia da empresa pela inserção estratégica de fontes nativas renováveis, com vistas ao mercado futuro de geração, e ao redirecionto das bases comerciais, ambientais e sociais.

 

Síntese: Neste projeto foi efetuada uma prospecção em usinas geradoras de energia elétrica para indicar benefícios futuros, através da elaboração de levantamentos dos casos de geração de energia por fontes nativas renováveis a serem utilizados para aumentar a eficiência econômica da empresa.
As medições para finalidades da energia eólica foram tomadas em três alturas distintas com anemômetros e anemoscópios ligados a um registrador de dados. Os registros foram analisados estatisticamente, e seus resultados quanto às velocidades e direção definiram as características estruturais e operacionais do futuro aerogerador proposto.
No processo de medição de dados solarimétricos adotou-se a caracterização da radiação solar e sua análise foi feita usando-se o método estatístico da distribuição normal, que forneceu os parâmetros necessários e pelos métodos contidos nas referências bibliográficas pode-se chegar ao estudo da viabilidade técnica de implantação de uma usina eólico-fotovoltáica.

 

Prazo ação: 32 meses

 

Data Início: 01/01/2007

 

Data Término : 31/08/2009

 

Entidades Parceiras: UNICAMP e FUNCAMP

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram