Código ANEEL: 0393-002/2009

Titulo do Projeto: Viabilidade de Uso e Destinação dos Sedimentos do Canal do Rio Pinheiros.

 

Objetivo: Aproveitamento de material resultante de desassoreamento de corpos d’água para a produção de material a ser utilizado pela indústria de construção civil e de cerâmica.

 

Síntese: EMAE desenvolveu dentro do Programa de PD da ANEEL o projeto “nativas de uso e destinação dos sedimentos da calha do canal do Rio Pinheiros”, com o objetivo de pesquisar e desenvolver aplicação de produtos confeccionados com material proveniente do desassoreamento daquele rio.
Neste projeto pretende-se avaliar a viabilidade econômica das nativas de uso anteriormente identificadas e o enquadramento perante a legislação ambiental e mineral, além de se estabelecer parâmetros técnicos de operação e monitoramento das atividades, que poderão ser factíveis de aplicação em outros corpos hídricos.
A experiência da EMAE, caso se viabilize, torna possível a replicação do modelo em outros cursos d’água ou reservatórios, destinados ou não à geração de energia elétrica, tanto por ser tratar de uma solução ambientalmente mais adequada que a tradicionalmente adotada (disposição em aterro), como também pela redução de custos diretos e indiretos com essa atividade.

 

Prazo ação: 18 meses

 

Data Início: 01/04/2010

 

Data Término : 30/11/2011

 

Entidades Parceiras: INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO S.A. – IPT

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram