Código ANEEL: 0393-003/2006

Titulo do Projeto: Identificação e Tratamento das interferências de Harmônicos e Espaciais, nas perdas ,rendimento e vida útil de máquinas síncronas.

 

Objetivo: “Desenvolver e comprovar experimentalmente uma modelagem para estudos das unidades geradoras (Máquinas Síncronos) trifásicas de pólos lisos e salientes, instaladas, e em funcionto na EMAE, sendo essas Máquinas Síncronas trabalhando com qualquer forma de onda de tensão e corrente, não se prendendo exclusivamente ao regime tradicional senoidal, sem que haja a perda de vida útil e de rendimento”.

 

Síntese: “Desenvolver e comprovar experimentalmente uma modelagem para estudos das unidades geradoras (Máquinas Síncronos) trifásicas de pólos lisos e salientes, instaladas, e em funcionto na EMAE.
Essa modelagem será desenvolvida no domínio do tempo, onde serão consideradas as reais distribuições espaciais dos enrolamentos dos estatores, e dos rotores, ou seja, os chamados, de harmônicos dos enrolamentos, bem como os harmônicos temporais, sendo esses os existentes no sistema elétrico, que são gerados pelo funcionto das cargas não lineares. Essas cargas estão hoje mensuradas em aproximadamente 60% do total das cargas alimentadas pelo sistema elétrico, com tendência a crescimento.
Desenvolver a modelagem no domínio do tempo para permitir estudos das Máquinas Síncronas trabalhando com qualquer forma de onda de tensão e corrente, não se prendendo exclusivamente ao regime tradicional senoidal, sem que haja a perda de vida útil e de rendimento”.

 

Prazo ação: 36 meses

 

Data Início: 07/12/2007

 

Data Término : Previsto para termino em 07/12/2010

 

Entidades Parceiras: UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram