Código ANEEL: 0393-006/2011

Titulo do Projeto: Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) comparativa entre tecnologias de aproveitamento energético de resíduos sólidos.

 

Objetivo: O estudo tem por objetivo principal elaborar estudo comparativo por meio da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) do potencial de geração de energia elétrica proveniente do aproveitamento energético de tecnologias de tratamento e disposição final de resíduos sólidos (de origem domiciliar, poda, varrição, comercial e industrial não perigoso), incluindo lodo proveniente de estação de tratamento de esgoto.

Como objetivos secundários, estão incluídas as análises dos aspectos econômicos, mercadológicos e sociais das tecnologias de tratamento a serem avaliadas.

 

Síntese: Tendo em vista que o volume de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e lodo de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) produzidos no Brasil tende a aumentar devido à melhoria do poder econômico da população e ao acesso ao saneamento, e premente buscar soluções ambiental e energeticamente sustentáveis para a destinação destes resíduos. Como algumas das tecnologias estudadas ainda não são aplicadas no Brasil, nem tampouco desenvolvidas e comercializadas, o produto deste projeto de P&D poderá servir de base para a escolha entre as nativas estudadas. Além disso, a solução obtida para a gestão integrada (disposição final e aproveitamento energético) de resíduos sólidos poderá ser replicada em outras regiões do país, a partir da experiência de São Paulo. O projeto consistirá de um estudo comparativo entre tecnologias de tratamento e disposição final de RSU e lodos de ETE, com aproveitamento energético, (aterro sanitário, tratamento mecânico biológico e incineração), utilizando a metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), com a qual serão comparados o potencial de geração de energia elétrica desses RSU e lodos, emissões provenientes, impactos sociais e de saúde, econômicos e mercadológicos de cada tecnologia a ser estudada. Optou-se pela utilização da metodologia de ACV para a comparação das nativas, tendo em vista que esse método tem se demonstrado adequado, na medida em que considera e analisa toda a cadeia produtiva e os diferentes impactos ambientais.

 

Prazo ação: 12 meses

 

Data Início: 20/10/2011

 

Data Término: 19/03/2013

 

Entidades Parceiras: Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo – FUSP/ CENBIO – Centro Nacional de Referência em Biomassa – IEE-USP

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram