Código ANEEL: 2934-0012/2012

Titulo do Projeto: Projeto Estratégico – TEMA 14 – Desenvolvimento de Arranjos Técnicos e Institucionais para o Aproveitamento de Biogás, através da Geração de Energia Elétrica, oriundo de Resíduos Sólidos Urbanos.

 

Objetivo: Desenvolver um trabalho de pesquisa e desenvolvimento centrado na definição de arranjos técnicos e comerciais para a inserção da geração de energia elétrica a partir de biogás oriundo de resíduos sólidos urbanos na matriz elétrica brasileira. A pesquisa a ser desenvolvida tem cunho estratégico, por permitir a formulação de propostas sobre os mecanismos de contratação e de mercado para a inserção da fonte na matriz, com desdobramentos relativos ao desenvolvimento de uma indústria nacional, tecnologicamente atualizada, no âmbito dessa importante nativa de suprimento energético, capaz de contribuir, ao mesmo tempo, para a solução problemas sociais, ambientais e energéticos para o país.

Paralelamente aos desenvolvimentos técnicos e institucionais, será construída uma planta de geração elétrica em um aterro sanitário, seguindo os procedimentos propostos, e que servirá de campo de provas para a aferição das premissas técnicas e monitoramento da produção de gás e energia elétrica.

 

Síntese: No Brasil, a gestão de Resíduos Sólidos Urbanos – RSU’s tem se tornado um dos principais problemas de saneamento nas esferas municipal e estadual, sendo que 61% dos municípios brasileiros dispõem seus resíduos de maneira inadequada. Esta maioria de municípios representa aproximadamente 42% dos RSU’s gerados no país. Após quase 10 anos das primeiras iniciativas de aproveitamento energético de biogás no país, o quadro operacional não é muito animador: a produção de gás está aquém da esperada e a disponibilidade dos grupos geradores é bastante baixa, revelando fragilidades dos estudos de produção e dos sistemas técnicos de purificação de gás e dos próprios grupos geradores.

O projeto, por se tratar do atendimento a um tema Estratégico da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica possui uma relevância natural reconhecida pela própria Agência. Portanto, vale ressaltar que o projeto visa desenvolver conhecimentos e resultados que possibilitarão a mitigação de riscos para o investimento em novos projetos de geração de energia elétrica a partir de biogás oriundo de RSU e a aplicação da tecnologia e dos conhecimentos adquiridos no projeto de plantas de média capacidade de geração. O projeto buscará desenvolver uma pesquisa que abrangerá diversos pontos necessários à viabilização econômica da fonte além de contribuir para a expansão da matriz elétrica nacional, como energia nativa.

 

Prazo ação: 36 meses

 

Data Início: 18/03/2014

 

Data Término: 17/03/2017

 

Entidades parceiras:

– Contratantes: CORUMBÁ, FOZ DO CHAPECÓ, EMAE, CEMIG GT, PRIMAVERA, APIACÁS, ISAMU IKEDA e SOCIBE

– Contratadas: IX ESTUDOS E PROJETOS LTDA.,MADRONA, HONG, MAZZUCO, BRANDÃO – SOCIEDADE DE ADVOGADOS, FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DA ENGENHARIA, MELLO ASSOCIADOS ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram