Titulo do Projeto: Desenvolvimento de Metodologia de Revisão Tarifária para Usinas Geradoras sob o Regime de Cotas – Aspectos de Regulação em Engenharia.
Objetivo: Este projeto tem três objetivos:
1. Estudar e propor metodologias consistentes para um arcabouço regulatório referente ao cálculo da indenização devida aos atuais concessionários de geração e ao cálculo do valor de novos investimentos a serem realizados no regime de cotas. Portanto, o foco é o desenvolvimento da metodologia de valoração de ativos de geração, existentes e futuros, de forma a garantir o valor justo dos investimentos não depreciados (indenizações) e de novos investimentos necessários.
2. Desenvolver propostas que considerem adequadamente a qualidade do serviço de geração:
O foco será a proposta de instrumentos regulatórios para o acompanhamento da qualidade dos serviços de geração e a relação destes com os custos de operação (manutenção) e investimentos necessários. Para tanto, serão propostos parâmetros regulatórios de avaliação da qualidade do serviço de geração. Esta atividade definirá a caracterização do serviço suprido no que se refere aos padrões de disponibilidade e qualidade, propondo critérios para a remuneração adequada da manutenção de tais padrões, em função dos custos de operação (manutenção) e investimentos necessários.
3. Desenvolver como produto uma plataforma computacional para simulação dos procedimentos, critérios e metodologias desenvolvidas nos itens anteriores. Ao longo do desenvolvimento metodológico e de estudo de casos, ocorrerá a concepção e implementação de simulador para o cálculo dos valores das indenizações e de novos investimentos, bem como de simulador para o cálculo dos índices de qualidade, custos de CAPEX/O&M e avaliação do apento. De forma integrada com o simulador desenvolvido para estimativa de investimentos, será possível avaliar a relação CAPEX/OPEX x qualidade.
Síntese: Devido às mudanças ocorridas no setor elétrico brasileiro após a publicação da Medida Provisória 579/2012 ida na Lei 12.783/2012, que regulamentou o novo regime de cotas, alterando as bases regulatórias da contratação da geração, tornou-se primordial que a regulação do regime de cotas garanta às usinas e à seus serviços de geração, a valoração adequada, de forma a garantir o equilíbrio com indenizações e remunerações justas para os agentes de geração e, ao mesmo tempo, que promova tarifas justas aos consumidores de energia.
O trabalho abordará principalmente a indenização dos ativos de geração, bem como a remuneração de novos investimentos, bem como a proposição de padrões de qualidade. Este P&D será desenvolvido de forma integrada com o P&D-6491-0339-2014 que tratará os aspectos de regulação econômica da revisão tarifária. O trabalho será divido em duas grandes partes: Indenização e novos investimentos para usinas geradoras sob o regime de cotas e Qualidade de serviços de usinas geradoras sob o regime de cotas.
Parte A – Indenização e novos investimentos para usinas geradoras sob o regime de cotas -focará principalmente nos critérios de valoração de ativos, existentes e futuros, e constará das seguintes atividades:
I. Levantamento de Metodologias – Pesquisa Bibliográfica
II. Análise de Metodologias Existentes
III. Metodologia de Valoração de Ativos de Geração
IV. Levantamento e Tratamento de Informações
V. Metodologias para Preço de Terrenos
VI. Aspectos Ambientais
VII. Metodologias para Banco de Preços
VIII. Análise Regulatória
IX. Equilíbrio Técnico e Econômico dos Investimentos
X. Procedimentos para Reconhecimento dos Novos Investimentos
XI. Módulos de Simulação – Indenização e Novos Investimentos
XII. Novos Investimentos Fora do Regime de Cotas
Parte B – Qualidade de serviços de usinas geradoras sob o regime de cotas – buscará definir parâmetros para avaliar a qualidade do serviço de geração e o vínculo entre qualidade e custos de operação e investimento. Esta etapa constará das seguintes atividades:
I. Qualidade – Pesquisa Bibliográfica
II. Análise Regulatória para Qualidade dos Serviços de Geração
III. Levantamento e Tratamento de Informações
IV. Metologias para os Índices de Qualidade
V. Metodologia para Avaliação e Incentivos da Qualidade
VI. Equilíbrio entre Qualidade e Respectiva Remuneração Tarifária
VII. Análise de Redundância de Penalidades
VIII. Módulo de Simulação – Qualidade
Prazo ação: 15 meses
Data Início: 15/10/2014
Data Término: 14/01/2016
Entidades parceiras:
Contratantes: COPEL GeT, CEMIG GeT, CESP, CHESF, FURNAS, ELETRONORTE, EMAE, ENERCAN, DME, BAESA E PRIMAVERA ENERGIA
Contratadas: PROMON ENGENHARIA, PROMON INTELLIGENS, IX, LACTEC e THYMOS ENERGIA