Despacho das Usinas

Operação do Sistema - COS  - Controle de Cheias

Despacho das Usinas

As usinas Henry Borden, Piratininga e Fernando Gasparian são despachadas centralizadamente, obedecendo as determinações do ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico. Com antecedência mínima de um dia, em relação àquele em que será implementado, é feito o programa de geração, definindo a geração horária em cada uma das usinas.

As usinas de Rasgão e Porto Góes são despachadas visando obter a máxima disponibilidade em cada hora, mas também têm sua geração programada diariamente.

A programação de geração na Usina Henry Borden considera, além das disponibilidades das unidades geradoras, o controle do armazento do Reservatório Billings e as solicitações de atendimento feitas pelo ONS para reduzir déficits de geração no Sistema Interligado. Atualmente, com as restrições ambientais que proíbem o bombeamento de águas poluídas para o Reservatório Billings , essa usina vem operando com cerca de 10% de sua capacidade. Entretanto, sua geração máxima no horário de maior consumo de energia elétrica é de fundamental importância para o Sistema Interligado.