Pesquisa e Desenvolvimento

A EMAE preocupada em criar soluções sustentáveis para seus negócios, busca fomentar junto às Instituições públicas ou privadas e entidades de pesquisa, a parceria na elaboração de projetos de pesquisa e desenvolvimento – P&D em atendimento a determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e das Leis 9.991 de 24 de julho de 2000 e nº 10.848 de 15 de março de 2004.

Estes dispositivos legais estabelecem que todas as concessionárias, permissionárias e autorizadas do Setor Elétrico devem aplicar no mínimo 1% da ROL – Receita Operacional Líquida em P&D excluindo por isenção fiscal as empresas que geram energia a partir de instalações eólicas, solares, de biomassa e pequenas centrais hidrelétricas.

Os projetos de P&D podem ser classificados em 3 categorias:

1. Própios – desenvolvidos em parceria com entidades de pesquisa, universidades e empresas de consultoria;

2. Cooperados ou Cooperativos – desenvolvidos por associação entre concessionárias do setor elétrico.

3. Contratados - desenvolvido em parceria com Institutos e/ou Universidades

Para gerenciar este programa dentro da EMAE há um representante oficial da empresa junto a ANEEL, que é a figura do Gerente de Programa.
Ele é o responsável entre outras atribuições, pelo recebimento, análise e aprovação em conjunto com o Comitê Técnico e Diretoria Plena das propostas de projeto elaborado pelas Áreas,e envio das mesmas para a ANEEL através do Sistema DUTO.
Atua junto aos Gerentes de Projetos e demais áreas da empresa envolvidas com esta atividade, acompanhando o andamento dos projetos.

- Manual dos Programas de P&D da ANEEL
- Plano Estratégico
- Projetos
- Recursos
- Contato