DIRETORA DA EMAE PARTICIPA DO ENCONTRO ‘MENTORIA PARA LÍDERES EM ENERGIA’ PROMOVIDO PELA MEGAWHAT

A presença das mulheres na alta administração foi um dos temas abordados por Marise Grinstein na reunião on-line

 

No dia 17 de novembro, a diretora administrativa da EMAE, Marise Grinstein, participou do último encontro “Mentoria para Líderes em Energia”, da Agência MegaWhat, plataforma de cursos e notícias do setor elétrico.

 

Com mediação da CEO da MegaWhat, Larissa Matilde Salles Cunha Araium, a reunião on-line abordou temas como a presença das mulheres na alta administração das empresas, as dificuldades em ser mulher no mundo dos negócios, estilos de liderança e como conciliar carreira e família. Na ocasião, Marise falou sobre a sua experiência no segmento.

 

“Estar na área de energia elétrica, como engenheira civil, sendo a primeira mulher como chefe de divisão na época em que trabalhei em Furnas, foi um caminho especial, porém, nada fácil. Tive diversas oportunidades, mas muitas dificuldades também”, afirmou. A diretora não deixou de mencionar a evolução acerca do tema. “Atualmente, há uma maior conscientização sobre a liderança das mulheres, mas ainda há um longo caminho a percorrer”.

 

Na EMAE, Marise possui em sua diretoria quatro departamentos, sendo que três deles também são liderados por mulheres. Segundo a administradora, ter uma equipe preparada faz toda a diferença no dia a dia.

 

“Os meus gerentes têm uma formação muito boa e a equipe é bem treinada e preparada, o que é importante diante dos desafios que enfrentamos. Agora, por exemplo, estamos diante do processo de privatização da empresa, o que requer experiência. Mesmo com esse processo, a EMAE não pode parar, por isso, preciso da ajuda de todos que estão comigo na continuidade dos trabalhos da Empresa.”

 

Outro assunto em pauta no encontro on-line foi a vivência de Marise durante o curso de “Teoria da Negociação de Harvard”, somente com líderes mulheres, que a ajudou ainda mais a enfrentar os desafios da alta administração.

 

“Um importante conceito do curso é que, antes de começar a negociação, temos que saber ‘quem está do outro lado da mesa’. É importante entrar em uma negociação sabendo que tem que ceder, que os objetivos de ambos os lados são, muitas vezes, complementares. É preciso, também, mapear as alternativas em caso de ‘não acordo’, a sua e a do outro”.

 

Para finalizar, a diretora deixou uma reflexão para os participantes.

 

“O mais importante é acreditar em você. Aquilo que causa medo, aquele ponto de dor, é o que precisa ser desenvolvido”.

 

Carreira

Marise é Engenheira Civil, graduada pela UERJ, mestre em Geotecnia pela PUC-RJ e possui dois MBAs pela FGV em Gerência de Projetos e Gestão Empresarial.

 

Com mais de 40 anos de experiência no setor elétrico, atuou em posições relevantes na Eletrobras Furnas, como assistente da presidência, superintendente da diretoria financeira e assessora de Novos Negócios.

 

Além disso, participou de conselhos de administração de Sociedades de Propósito Específico (SPEs). No Ministério de Minas e Energia, atuou como superintendente de gás na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e diretora na Secretaria Executiva.

 

Novembro de 2023

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram