Inspeções nos equipamentos de descarga são realizadas

Procedimento garante condições adequadas de operação no período chuvoso

 

No último mês, foram realizadas inspeções e testes nos equipamentos de descarga (comporta) de diversas estruturas da EMAE, como a Usina São Paulo, Estrutura de Retiro e Sangradouro Pequeno-Perequê, além das barragens Edgard de Souza, Pirapora, Rasgão, Porto Góes, Guarapiranga, Reguladora Billings-Pedras e Rio das Pedras.

 

Os procedimentos, normais e necessários para garantir as condições adequadas de operação desses locais, são preparatórios para a temporada de chuvas de verão e fazem parte do cronograma de ações de segurança que a EMAE realiza em suas estruturas hidráulicas.

 

“As inspeções devem ser realizadas anualmente antes e após o período chuvoso, ou seja, nos meses de setembro, outubro e abril, englobando vistorias e comissionamento dos equipamentos eletromecânicos e hidráulicos”, explica o tecnólogo Michel Chaveiro.

 

Após a conclusão dos testes, é agendada uma reunião com as equipes envolvidas e suas respectivas coordenações para a elaboração do plano de ações e melhorias e apresentação do relatório de inspeção de cada barragem e estrutura.

 

“O trabalho é feito sob a coordenação do Departamento de Operação, mas outras áreas da EMAE participam do processo, como Manutenção, Engenharia e Segurança de Barragens, tudo isso conforme os itens das fichas de inspeções, programação e cronograma”, finaliza Michel.

 


Durante as inspeções dos órgãos de descarga, é verificado o estado de conservação e a funcionalidade dos seguintes equipamentos e documentos:

– Comportas de superfícies, comportas de fundo e vertedouros livres (testes de abertura e fechamento das comportas com tempo cronometrado);

– Mecanismos de acionamento;

– Comando e indicação de abertura local e à distância;

– Central hidráulica, quando houver;

– Painéis de comando;

– Gerador auxiliar de emergência – GAE (sala do GAE, abrigo, painéis etc.);

– Circuitos de alimentação, disjuntores, transformadores etc.;

– Sistemas de comunicação (telefones internos, celulares, rádios etc.);

– Iluminação normal e de emergência;

– Sinalizações e placas de advertências;

– Instruções de operação, manuais, procedimentos, listagem de contatos telefônicos etc.


 

Outubro de 2024.

 

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram