All for Joomla All for Webmasters

Junho Vermelho: doar sangue é um ato de amor

Como todos sabem, é sempre difícil manter cheios os estoques dos bancos de sangue. Em determinados períodos, como a chegada do inverno, é ainda mais complexo fazer com que as pessoas saiam de casa para fazer esse gesto de solidariedade.

 

Por isso, em 2015, o movimento “Eu Dou Sangue” criou a campanha Junho Vermelho, de conscientização da importância de realizar a doação. O mês foi escolhido também por conta do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho.

 

Segundo o Ministério da Saúde, 16 a cada mil brasileiros são doadores. O número representa 1,6% da população, o que está dentro do recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) de, pelo menos, 1% da população doadora. Porém, quanto mais pessoas aderirem à ação, mais esse número tende a aumentar e todos saem ganhando, de uma forma ou de outra.

 

Para fazer parte dessa corrente do bem, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar nas duas horas antes do ato e não estar em jejum.

 

Por meio do portal do “Eu Dou Sangue”, é possível acessar um mapa com os locais de doação:

http://www.eudousangue.com.br/onde-doar/

 

A Fundação Pró Sangue também informa o hemocentro mais próximo, através do site:

http://prosangue.sp.gov.br/hemocentros/Default.html

 

Doe amor! Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas!