Henry Borden ganhará dois novos rotores tipo Pelton

Equipamentos das unidades 1 e 2 da usina externa, que serão substituídos, estão em operação desde o início da usina

 

A EMAE iniciou contrato para fornecimento de dois novos rotores do tipo Pelton para as unidades geradoras 1 e 2 da Usina Henry Borden – seção externa. Elas substituirão os rotores que estão em funcionamento desde a entrada em operação das unidades geradoras, em 10 de outubro de 1926 e 7 de abril de 1927, respectivamente.

 

Uma das principais diferenças dos novos rotores em relação aos antigos, segundo o engenheiro Raphael Rodrigues, da Coordenação de Engenharia Mecânica do Departamento de Engenharia, são as fixações das conchas. Enquanto nos equipamentos em operação essa fixação é feita através de parafusos e porcas, os novos são integrados ao conjunto. O avanço da tecnologia é outro fator importante.

 

“Com os avanços tecnológicos, será possível obter um perfil hidráulico mais preciso e eficiente, aumentando o rendimento do equipamento. Além disso, o uso de materiais de alta qualidade contribuirá para uma vida útil mais longa dos rotores, tendo em vista ser um rotor forjado”, explica Raphael.

 

A instalação dos novos rotores, que será realizada pela EMAE, está prevista para o segundo semestre de 2025, com acompanhamento da Voith Hydro, contratada para o fornecimento e condução dos ensaios de rendimento após a instalação. O investimento total deste contrato é de R$ 15,8 milhões.

 

Outubro de 2024.

 

Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram