Empresa faz parte do bloco de 41 empresas do setor elétrico que publicam suas emissões de gases de efeito estufa
No dia 24 de outubro, a EMAE conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, responsável pela adaptação do método GHG Protocol ao contexto brasileiro e pelo desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa.
Criado em 2008, o Selo Ouro corresponde ao nível mais alto de certificação do programa, concedido às empresas que demonstram o atendimento de todos os critérios de transparência e qualidade na publicação de seu inventário de gases de efeito estufa.
Em agosto deste ano, a BSI Group, entidade credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) auditou três instalações da EMAE (sede, oficinas da Usina Elevatória de Pedreira, porto da Pedreira na Barragem do Rio Grande e Usina São Paulo – incluindo a subestação a gás – GIS).
O Inventário contempla as 24 estruturas da EMAE, que emitiu 633,084 toneladas de CO2e. Considerando as emissões dos escopos, cujo relato é obrigatório, a principal fonte de emissões de gases de efeito estufa é referente ao transporte por balsas, categoria de combustão móvel (Escopo 1), que representa 65,3% das emissões de gases de efeito estufa para o ano inventariado de 2022. Por meio de ações específicas de manutenção e controle, além do aperfeiçoamento operacional, a companhia reduziu em mais de 19% a emissão de SF6, gás com alto impacto no efeito estufa.
“Como estratégia corporativa, internalizar a prática de inventariar os gases do efeito estufa de forma periódica é o principal objetivo, pois contribui positivamente para que o mapeamento das fontes e estimativas das respectivas emissões seja historiado. Neste ano, mais de 800 inventários de gases de efeito estufa foram publicados no Registro Público de Emissões e a EMAE faz parte do bloco de 41 empresas do setor de energia elétrica que publicam suas emissões”, relata a Diretora Administrativa da EMAE, Marise Grinstein.
A EMAE iniciou a contabilização das emissões de gases de efeito estufa a partir das informações registradas no Inventário de GEE, com ano base de 2021. Com a criação dessa base de dados, é possível realizar uma autoavaliação e direcionar as tomadas de decisões de redução ou compensação ambiental, além de alinhar as expectativas da Companhia aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, representado pelo indicador N° 13 – Ação contra a mudança global do clima.
Outubro de 2023