INÍCIO DAS OBRAS DA USINA SÃO PAULO E ENTORNO É ANUNCIADO PELO GOVERNADOR JOÃO DORIA
Blogrea concedida pela EMAE à iniciativa privada será transformada em um polo de lazer, comércio e serviços
Na última semana, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou o início das obras de revitalização das áreas adjacentes à Usina São Paulo, concedidas pela EMAE à iniciativa privada em 2020, por meio de processo licitatório. A fachada do prédio da usina, inaugurada em 1940, também será modernizada. O projeto faz parte do programa Novo Rio Pinheiros, do Governo de Estado.
No total, 30 mil metros quadrados de áreas às margens do rio Pinheiros serão transformados em um novo polo de lazer, comércio e serviços à população, incluindo um cinema ao ar livre. O retrofit do espaço será realizado pelo consórcio Usina São Paulo SPE S.A, vencedor do processo de concessão, e prevê a implantação de restaurantes, lojas, escritórios, rooftop com cafés e restaurantes, mirante com vista 360º, academia e outras atrações.
O diretor-presidente da EMAE, Marcio Rea, afirma que as obras serão um marco, não apenas para a população que mora e trabalha na capital paulista, mas também para as pessoas que visitam a cidade.
“O Programa Novo Rio Pinheiros está criando uma nova forma de tratar os rios das grandes metrópoles e deve se tornar um exemplo para o Brasil. Com as obras que já foram feitas e as que serão iniciadas, as pessoas terão mais acessos diretos ao rio, com as novas passarelas e toda a infraestrutura que será oferecida. Nunca tivemos isso antes. Será um ponto de encontro, assim como acontece em outros rios famosos do mundo”, afirma.


Além da concessão das áreas, a EMAE realiza, desde 2019, em parceria com outras empresas coordenadas pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), atividades diversas no âmbito do projeto, como a limpeza do lixo flutuante das águas, desassoreamento de sedimentos do fundo do rio, a retirada da vegetação, roçagem dos taludes e o projeto de jardinagem nos 25 quilômetros às margens do Pinheiros.
O diretor de Geração da EMAE, Itamar Rodrigues, ressalta que as obras do novo complexo vêm para coroar um trabalho que teve início em 2019 e já traz diversos benefícios à população.
“Neste momento, a população de São Paulo já consegue conviver com o rio novamente. O número de ciclistas na margem leste subiu de 17 mil para 200 mil por mês, modernizada com o apoio da EMAE. Isso acontece porque o local já não apresenta mau cheiro, além de a nova ciclovia proporcionar diversos serviços. Sem contar que as obras do Parque Bruno Covas, na margem oeste, estão avançando. Assim como o Rio de Janeiro tem as suas belezas, como o Corcovado E o Cristo Redentor, teremos esses pontos em São Paulo”, finaliza.
29 de março de 2022.