EMAE CONQUISTA SELO OURO DO PROGRAMA BRASILEIRO GHG PROTOCOL
BlogA elaboração do inventário de gases do efeito estufa e a Adesão ao PBGHG Protocol é o primeiro passo para a Empresa gerenciar as suas emissões
A EMAE recebeu o Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol em seu inventário de gases de efeito estufa (GEE), referente ao ano de 2021. A categoria ouro é o reconhecimento máximo concedido às organizações que apresentam, de forma completa e auditada, o balanço de suas emissões devidamente verificado, comprovando seus esforços na redução dos impactos ambientais.
O Departamento de Meio Ambiente e Patrimônio Imobiliário foi o responsável por gerenciar as informações com 12 áreas da EMAE selecionadas para o preenchimento da ferramenta de cálculo GHG Protocol, bem como criar um banco de dados para o diagnóstico de emissões das estruturas.
O inventário foi auditado pela BSI Group, entidade independente e credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A iniciativa continuará para os próximos anos com a implantação de ações que contribuem com a redução das emissões de gases de efeito estufa e para o aperfeiçoamento na coleta e gestão dos dados, demonstrando a responsabilidade da Empresa com relação aos problemas que afligem a sociedade como um todo e seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.
Essa ação também atende às condicionantes do projeto “Acordo Ambiental São Paulo”, lançado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Relações Internacionais e de Infraestrutura e Meio Ambiente em novembro de 2019, que visa à adesão voluntária de empresas, assumindo compromissos para a redução de emissão de gases de efeito estufa, no intuito de conter o aquecimento global abaixo de 1,5°C, conforme preconizado pelo Acordo de Paris.
“O Selo Ouro é uma grande conquista para a EMAE e demonstra a força do trabalho coletivo! Colocamos a Empresa em destaque e agora estamos empenhados para desenvolver ações de melhoria contínua e, para isso, vamos propor medidas mais eficazes de controle de emissão e compensação de GEE’s”, afirma o gerente do Departamento de Meio Ambiente e Patrimônio Imobiliário da EMAE, Admilson Barbosa.
Novembro de 2022.