DEZEMBRO DE CORES QUENTES
CampanhasTerminamos o ano de 2022 com mais duas campanhas vitais
Ao longo dos últimos anos, a prevenção, que sempre foi importante, se tornou algo essencial para a vida de todos. Depois de encararmos (e continuar encarando) o coronavírus, pudemos refletir ainda mais sobre a nossa saúde.
A vacinação, o uso de máscaras e a higienização das mãos com álcool em gel se tornaram um símbolo de prevenção de uma doença que causou e ainda causa inúmeras mortes ao redor do mundo. Mas, infelizmente, não estamos expostos somente à Covid-19 e suas variantes.
Por 12 meses, um calendário colorido alerta toda população que, quando há prevenção, há possibilidades. Grandes possibilidades de vida!
Por exemplo: no mês de setembro, a cor amarela reforça a prevenção do suicídio; em outubro, o rosa chama atenção para a realização de exames preventivos nas mamas e, no novembro azul, um ‘chega pra lá’ ao câncer de próstata.
E, para encerrar a programação desse calendário, o último mês do ano marca duas campanhas importantes: a prevenção ao Câncer de Pele e combate ao vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamados de Dezembro Laranja e Dezembro Vermelho, respectivamente.
Fique atento à sua saúde. Procure ajuda, realize consultas e exames periódicos e previna-se!
Saiba mais sobre o Dezembro Laranja e Dezembro Vermelho nos quadros em destaque.
DEZEMBRO LARANJA – Prevenção ao Câncer de Pele
– Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h.
– Procure lugares com sombra.
– Use proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas.
– Aplique na pele, antes de se expor ao sol, filtro (protetor) solar com fator de proteção 30, no mínimo.
– Use filtro solar próprio para os lábios.
– Proteja a pele e os lábios em dias nublados, também!
– Observe as tatuagens. Elas podem esconder lesões.
Fonte: INCA – Instituto Nacional de Câncer
DEZEMBRO VERMELHO – Combate ao vírus HIV, a Aids e outras IST
– Use preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) – este é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.
– Entenda mais sobre a prevenção combinada. Ela abrange várias ações, como o uso do preservativo masculino ou feminino; diagnóstico e tratamento das IST; testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C; profilaxia pós-exposição ao HIV; imunização para HPV e hepatite B; prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B; tratamento antirretroviral para todas as pessoas que vivem com HIV; redução de danos, entre outras.
Fonte: Ministério da Saúde
Dezembro de 2022