SIMULADO É REALIZADO COM POPULAÇÃO PRÓXIMO AO DIQUE CUBATÃO DE CIMA
Blog, CampanhasAção faz parte da implantação do Plano de Ação de Emergência das estruturas da Empresa
A EMAE realizou no dia 20 de maio um exercício simulado com a população que mora na Zona de Autossalvamento (ZAS) do Dique Cubatão de Cima, em São Bernardo do Campo.
O objetivo do encontro foi orientar as pessoas da localidade a encontrar rotas de fuga e pontos de encontro, em caso de uma eventual situação de emergência. Na ocasião, carros de som foram utilizados para tornar o treinamento mais real.
A atividade faz parte da implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE) das 19 estruturas da EMAE (barragens, diques e sangradouros), localizadas na Baixada Santista, Região Metropolitana de São Paulo e Médio Tietê, prevista na Política Nacional de Segurança de Barragens.
É importante ressaltar que esse é mais um procedimento adotado pela EMAE no âmbito da segurança de barragens, em conjunto com a Defesa Civil do Município. Desde que as suas usinas foram construídas, a Empresa adota as melhores práticas de engenharia para a manutenção, visando a segurança das suas estruturas, como manutenções, inspeção regular de segurança, leitura de instrumentação e análise dos dados.
Todos os empreendimentos possuem, ainda, uma equipe de profissionais especialistas em segurança de barragem que supervisionam sua condição estrutural e operativa. As barragens mantêm operadores em regime de trabalho ininterrupto e não possuem qualquer tipo de restrição operacional, sendo reconhecidas pelos órgãos fiscalizadores como estruturas de baixo risco.
Maio de 2023