DIA MUNDIAL DA SAÚDE – 2023
ArtigosO Dia Mundial da Saúde, celebrado todos os anos em 7 de abril, marca o aniversário de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948, e a cada ano se concentra em uma preocupação específica de saúde pública.
Em 2023, o foco é o fortalecimento por todos os países de seus sistemas de saúde pública para se preparar, prevenir, detectar e responder de forma mais cooperativa, rápida e globalmente a surtos, epidemias e pandemias, com vistas a evitar os erros cometidos no enfrentamento da covid-19.
Contudo, está mais do que comprovado que, para melhor prevenir doenças, é preciso, também, que cada um faça sua parte para buscar e manter a sua saúde, a qual, segundo definição da OMS, é um estado completo de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de enfermidades.
Vamos relembrar algumas ações básicas que você pode e deve adotar para cuidar da saúde?
– Incorpore a prática de exercícios físicos em sua rotina. Você não precisa frequentar uma academia. Pode ser caminhada, andar de bicicleta, nadar, correr…O importante é escolher o seu próprio estilo, fazer o que te dá prazer, respeitar o limite de seu corpo, ter disciplina, ou seja, não iniciar e parar;
– Tenha uma alimentação balanceada, com refeições mais completas, diversificadas e naturais, compostas por ingredientes capazes de fornecer todos os nutrientes essenciais para o funcionamento saudável do organismo, em concentrações adequadas;
– Promova e participe de atividades de lazer com os seus familiares e amigos;
– Permita-se descansar, para se energizar física e mentalmente;
– Gerencie as suas emoções e relacionamentos, para aprimorar a sua capacidade de melhor compreendê-los e avaliá-los;
– Cuide de sua “mente”, para melhor reagir às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias, emoções e, principalmente, para estar bem consigo mesmo e com os outros.
Viu só como é fácil cuidar da saúde, um de nossos maiores bens? Bora colocar em prática essas ações?
Ah! E não se esqueça de procurar ajuda especializada para tratar de sua saúde física, emocional e mental, sempre que precisar! Nada de sentir vergonha ou achar que isso é sinal de fraqueza. Os profissionais vão te acolher com muito carinho!
