TERCEIRO DIA DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE
BlogAgentes do INTS visitam Usina Elevatória Pedreira
Realizar uma gestão ambiental integrada com agentes de saúde da região é um dos objetivos do encontro
Colaboradores do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), que atuam na área de saúde nas imediações da Usina Pedreira, operada pela EMAE na região de Interlagos, na zona sul da capital paulista, visitaram a estrutura no dia 7 de junho.
O objetivo do encontro foi proporcionar uma manhã de sensibilização ambiental sobre o uso racional dos recursos hídricos e descarte adequado dos resíduos, a fim de preservar os rios, item impacta diretamente nos indicadores de doenças.
Segundo o arquiteto e especialista em Gestão Ambiental da EMAE, Edson Escames, ”fazer um trabalho conjunto com os agentes de saúde é parte fundamental do trabalho da EMAE, que busca promover uma gestão ambiental completa, incluindo os diversos atores sociais”.
A ação faz parte da 22ª Semana do Meio Ambiente da EMAE, que contou com diversas atividades.
Expedição na Billings com representantes do Bororé é realizada
Acompanhada por técnicos da EMAE, visita teve como foco mostrar outro braço do reservatório
Representantes de associações da Ilha do Bororé, cujo trabalho é voltado para o segmento de educação ambiental, como Casa Ecoativa, Meninos da Billings, Associação Imargem, Redes Nois por Nois e Aloha Comida Caseira, e da EMEF Padre José Pegoraro e EMEF João da Silva, localizadas no Grajaú, na zona sul de São Paulo, participaram hoje de uma expedição de barco no reservatório Billings.
Durante a visita, acompanhada por técnicos da Coordenadoria de Meio Ambiente da EMAE, o grupo pôde conhecer a barragem reguladora Billings-Pedras, operada pela Empresa em São Bernardo do Campo.

O coordenador de Meio Ambiente da EMAE, Carlos Eduardo Gomes da Rocha, falou sobre a importância dos professores e formadores de opinião da região da Ilha do Bororé, onde a Empresa opera uma das três balsas que tem na Billings, conhecerem o reservatório de forma mais ampla, para que consigam disseminar essas informações.
“É um trabalho de formiguinha que fazemos ao longo do tempo aqui na EMAE. Ele representa uma mudança consistente no processo de entender a questão ambiental e a relevância do reservatório. Além disso, é importante que a gente consiga passar a nossa visão, que é a de defender o uso múltiplo da Billings, dentro dos parâmetros de sustentabilidade”, afirmou Eduardo.
Uma das visitantes, a educadora Kim Alecrim, da Associação Irmagem, destacou que a vivência de navegação na Billings para o grupo é uma expansão da “visão de território”.
“Nós, da Imargem, já trabalhamos com navegação, na região do Grajaú, só que em trechos mais curtos. Conhecer essa extensão da Billings e poder visualizar essa biodiversidade nos inspira e instiga a procurar a expansão dos nossos horizontes”, destacou Kim.

Junho – 2023