AVISTAMENTO DE AVES É REALIZADO NA USINA HENRY BORDEN, EM CUBATÃO
Blog, CampanhasConvidados puderam observar pouco mais de 30 espécies na estrutura inserida na Mata Atlântica
No dia 8 de julho, aconteceu na Usina Henry Borden, em Cubatão, a atividade de avistamento de aves, elaborada especialmente para os colaboradores da EMAE. O espaço foi escolhido por estar inserido no Parque Estadual da Serra do Mar, uma unidade de conservação da Mata Atlântica, com alta diversidade de espécies nativas, principalmente de aves.
Em três horas de observação, foram avistadas pouco mais de 30 espécies, entre residentes, como o benedito-de-testa-amarela (Melanerpes flavifrons); e migratórias, como a Príncipe (Pyrocephalus rubinus), que ocorre principalmente na América do Sul.
A ação foi comandada pelos ornitólogos Fábio Schunck e Kleber Rodrigues, especialistas em catalogar espécies. Eles levaram lunetas para que todos pudessem ver os pássaros de perto.
“Foi muito interessante e, com certeza, nas próximas observações, vamos avistar mais aves. Conseguimos dois novos registros, que ainda não haviam sido feitos aqui: a Guaracava-de-barriga-amarela (Elaenia flavogaster) e a Andorinha Cinzento Andorinhão-de-sobre-cinzento (Chaetura cinereiventris). Isso mostra o grande potencial do local”, afirma Fábio.
Também participou da atividade a colaboradora Maíra Garcia, primeira operadora mulher da Usina Henry Borden, que vive há três anos na vila residencial do local e é apreciadora e também cataloga aves há pelo menos dois anos.

Maíra tem um comedouro na frente de casa e costuma atrair as aves com frutas, como banana, mamão, manga, laranja, abacate, entre outras. Agora no inverno, ela chega a colocar 100 bananas nanicas por semana. A colaboradora enfatiza os diversos benefícios da prática, que é acessível e inclusiva.
“O legal é que não precisamos estar em um lugar tão preservado para atrair as aves no comedouro. Quem está em São Paulo, por exemplo, pode colocar uma fruta ou um bebedouro na janela. É um hobby que pode ser praticado em qualquer lugar e é propício para fazer amigos, bem como incentiva a caminhada e é uma ótima terapia”, finaliza.
Julho de 2023.