DIA INTERNACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO
ArtigosEm 9 de dezembro, é celebrado o Dia Internacional Contra a Corrupção, data da assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção. O objetivo dessa medida é fortalecer a cooperação internacional para prevenir e combater a corrupção globalmente, além de conscientizar sobre os efeitos prejudiciais dessa prática. Este dia oferece uma oportunidade especial para reflexão e engajamento, destacando a importância de erradicar práticas corruptas em todas as esferas da sociedade, além de sensibilizar sobre os custos sociais, econômicos e políticos disso.
A corrupção representa uma ameaça persistente que transcende fronteiras, impactando o desenvolvimento econômico, minando a confiança nas instituições e perpetuando desigualdades.
É dever dos governos, organizações não governamentais, empresas e cidadãos, estabelecer o compromisso com o combate à corrupção, fortalecendo instituições e mecanismos anticorrupção e incentivando a participação ativa da sociedade.
A EMAE reitera diariamente seu compromisso com o combate à corrupção, adotando práticas éticas e transparentes em todas as suas operações. Isso inclui rigorosos controles internos, transparência nos processos de tomada de decisão e investimento na disseminação de uma cultura ética, fortalecendo a integridade em todos os níveis da organização. Nosso principal compromisso é conduzir nossos negócios com honestidade e accountability[1], reconhecendo o papel crucial de cada colaborador nessa jornada.
Ao celebrar o Dia Internacional Contra a Corrupção, valorizamos a importância da colaboração de entidades que como a EMAE, não apenas aderem aos princípios de combate à corrupção, mas também buscam ser exemplo por meio de ações e esforços contínuos, pois acreditamos que podemos criar um ambiente onde a ética e a integridade prevaleçam, construindo um futuro mais integro e justo para todos.
Marcio Rea
Diretor-Presidente da EMAE
[1] Responsabilização (Accountability) – Desempenhar suas funções com diligência, independência e com vistas à geração de valor sustentável no longo prazo, assumindo a responsabilidade pelas consequências de seus atos e omissões.
Foto: Gregory Grigoragi