USINA SÃO PAULO PASSA POR ENSAIO DE RENDIMENTO
BlogAnálise é essencial para verificar se unidades estão operando de forma eficiente
A Usina São Paulo, operada pela EMAE no rio Pinheiros, passou por ensaios de rendimento, um estudo que verifica a curva de eficiência correta das unidades de bombeamento. Os ensaios foram feitos pela empresa contratada Rennosonic Tecnologia.
O engenheiro mecânico Gustavo Mollica, que acompanhou de perto os trabalhos, explicou a importância do serviço, visto que as unidades da Usina São Paulo são primordiais para operação de controle de cheias do rio Pinheiros.
“É necessário verificar se as unidades de bombeamento da usina estão operando de maneira eficiente, cumprindo as demandas de vazão e garantindo o máximo aproveitamento energético. O estudo poderá indicar a necessidade de se realizar ações futuras para otimização do desempenho das unidades, visando uma operação de controle de cheias mais segura e eficiente”.
A verificação da vazão foi realizada através do método ADCP (Perfilador de Correntes Acústico por Efeito Doppler), no qual o instrumento, que percorre o leito do rio, emite pulsos acústicos na água e mede o efeito Doppler nas ondas refletidas, determinando a velocidade das partículas na água em diferentes profundidades. Assim, é possível medir a vazão de água turbinada.
“No cotidiano, podemos fazer a comparação com som da ambulância ou de um carro de Fórmula 1, que muda à medida que se aproxima ou se afasta. Isso acontece porque o som é afetado pelo movimento da ambulância ou do carro em relação a você. Esse efeito Doppler é semelhante a esses exemplos”, descreve o engenheiro.
Janeiro de 2024.