EMAE PARTICIPA DE GABINETE DE EMERGÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO
BlogIniciativa visa organizar ações de monitoramento e prevenção de danos em períodos chuvosos
Novidade na área! A EMAE é uma das integrantes do chamado Gabinete de Emergência, criado recentemente pelo Governo do Estado, em parceria com o comando da Defesa Civil de São Paulo, para organizar ações de monitoramento e prevenção de danos em períodos com previsões de chuvas intensas. O trabalho vai até o dia 31 de março.
Também estão envolvidos na iniciativa representantes de órgãos de defesa, autarquias e empresas de energia, água e saneamento. Representantes da Sabesp, Corpo de Bombeiros, DER – Departamento de Estradas de Rodagem, Arsesp, DAEE e das concessionárias ENEL, CPFL e EDP, fazem parte do quadro.
Durante a vigência do gabinete, são analisadas as previsões do tempo, áreas de risco e de necessidade de atuação de cada órgão, atualização de dados sobre as condições operacionais das empresas, entre outras informações. Os membros da EMAE fornecem também informações relevantes à situação de cada uma de suas usinas e barragens.
Além de plantões presenciais realizados na sede da Defesa Civil do Estado, localizada no Palácio dos Bandeirantes, onde representantes das empresas são convocados para participar de discussões e decisões, o trabalho é feito, ainda, por meio de um grupo na WhatsApp.
Um dos colaboradores da EMAE que participam do projeto é o tecnólogo da Usina São Paulo, Michel Chaveiro, que falou um pouco mais sobre a ação.
“No gabinete, além da equipe da Defesa Civil, que trabalha em escala de revezamento 24 horas por dia, durante todo o ano, cada autarquia ou empresa convoca um representante para cumprir uma escala predeterminada pela própria Defesa Civil. No total, ficam em torno de 10 pessoas por turno. A convocação pode ocorrer a qualquer momento”, conta Michel.
Até agora, a equipe da EMAE foi convocada duas vezes para o gabinete físico, com revezamento dos três profissionais escalados pela EMAE. Compõem o grupo com Michel o engenheiro Alessandro Falvella e o despachante do sistema, Adriano Nascimento da Cunha.
“A sala tem o objetivo de agregar todos os agentes, visando agilizar a troca de informações e atuação rápida dos responsáveis por cada área, em resposta aos acontecimentos durantes eventos climáticos severos. A equipe de Defesa Civil possui meteorologistas e técnicos especializados de diversas áreas que, somados à expertise de cada empresa, busca a excelência na prestação de serviços à sociedade”, explica Alessandro.
A primeira escala aconteceu de forma ininterrupta das 19 horas do dia 18 de janeiro às 19 horas do dia 21 de janeiro, com revezamento do pessoal. O segundo período ocorreu nos dias 25 e 26, das 14h às 22h.
“A dinâmica depende da situação. Em muitos casos, ocorre uma verdadeira interface, onde muitos assuntos de extrema relevância são discutidos, desde a normalização de uma rede de distribuição em uma rua até situações de resgate e contingenciamento, isso em um ambiente em que nos é proporcionado uma estrutura completa de radares, contatos telefônicos e ferramentas on-line”, detalha Michel.
O Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e diretores e presidentes de empresas já visitaram o gabinete.
Fevereiro de 2024