CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE: UM COMPROMISSO DE TODOS
ArtigosEm 22 de maio, é comemorado o Dia da Biodiversidade, uma data importante que nos remete à rica diversidade de vida em nosso planeta, e a EMAE tem o privilégio de ter suas áreas localizadas no bioma da Mata Atlântica, que é considerado um hotspot mundial, ou seja, uma das áreas mais ricas em biodiversidade e mais ameaçadas do planeta.
Por essa razão, a empresa tem o compromisso de promover a conservação dessa biodiversidade, sobretudo nas áreas remanescentes mais ameaçadas pela urbanização. As ações em defesa desse importante recurso natural garantem, ainda, serviços ambientais como o provimento de água e o controle de enchentes, a regulação do clima através da captura de gás carbônico, maior estabilidade de terrenos através do controle da erosão, entre outros.
A Mata Atlântica, ainda que degradada e fragmentada, apresenta uma impressionante variedade de espécies, que parece resistir aos avanços da urbanização. É possível observar essa diversidade ao redor da usina hidrelétrica Henry Borden, próximo à Serra do Mar, onde se observam exemplares de palmeira-juçara, pau-brasil, figueira, ipê, ou mamíferos como saguis, capivaras e até algumas espécies de felinos silvestres, que costumam circular pelas áreas e estruturas da empresa. Os fragmentos de mata ao longo de rios e córregos nas imediações da usina representam refúgios de vida silvestre, fundamentais para o equilíbrio ecológico da região.
A Mata Atlântica deve ser, portanto, celebrada nessa oportunidade e o compromisso com sua conservação, renovado, com ações voltadas à proteção dos recursos naturais, estímulo à educação ambiental, com o envolvimento das comunidades locais numa gestão sustentável da natureza e com o reconhecimento de que a biodiversidade é um bem coletivo. Portanto, sua proteção deve ser um compromisso de todos.
