EMAE CONVIDA ARTISTAS DO PROJETO ‘RIOS DESCOBERTOS’ PARA BATE-PAPO
BlogA importância do resgate das águas da cidade de São Paulo foi o mote da conversa
Na 23ª Semana da Água da EMAE, foi realizado um bate-papo on-line, com o coordenador do Departamento de Meio Ambiente da Empresa, Eduardo Rocha, e dois integrantes do Estúdio Laborg e criadores da exposição ‘Rios DesCobertos’, Charlie Oliveira e Alexandre Gonçalves. A mediação ficou por conta do gerente de Comunicação da EMAE, Mario Oliveira.
O mote da conversa foi a importância do resgate das águas da cidade de São Paulo, bem como os objetivos do projeto, que mostra os rios de São Paulo através de uma maquete topográfica.
A exposição convida os visitantes a explorarem e navegarem por um ecossistema, vivo, que existe escondido sob o concreto da cidade.
Nas projeções sobre a maquete, podem ser vistas animações e camadas de visualização de dados georreferenciados, como: imagens de satélite, hidrografia, pavimentação, relevo e bacias hidrográficas, que trazem informações históricas, sociopolíticas e ambientais.
Para quem está curioso, o bate-papo está imperdível.
O começo
Misturando arte com responsabilidade documental, o Estúdio Laborg nasceu em 2005 com o intuito de criar instalações educativas. Em 2014, o grupo produziu uma maquete de projeção para um museu e, através desse projeto, nasceram outras ideias. Concomitantemente, a cidade de São Paulo passava por uma drástica crise hídrica, que chamou a atenção da população para várias questões, entre elas “onde estão os rios da cidade?”.
Com essa perspectiva, o Estúdio Laborg fez uma maquete topográfica de São Paulo para mostrar, de forma mais impactante, a localização dos rios e a geografia da cidade. A maquete se tornou um elemento chave da exposição ‘Rios DesCobertos’, que promove uma reflexão sobre o uso e ocupação das bacias hidrográficas.
Março de 2023.