Geração de energia limpa
Usinas Hidrelétricas, PCH's e Usinas Solares
Você já se perguntou como a energia que alimenta nossa cidade é gerada? Quais são os bastidores por trás das luzes que iluminam nossas ruas e casas? É hora de desvendar os segredos da Usina Henry Borden, um marco da engenharia brasileira que moldou o cenário energético de São Paulo por quase um século.
Porto Góes começou a operar com em 04/11/1928, com duas unidades geradoras, com turbinas tipo Francis, eixo vertical, com capacidade instalada de 11 MW, vazão turbinável de 56 m³/s e desnível nominal de 25 metros. A abertura do canal de descarga resulta numa ilha – reserva de vegetação natural – que compõe, junto com a praça Paula Souza, um ponto de referência da cena urbana. Juntas, a usina e as fábricas remanescentes dos empreendimentos da Brasital S.A.
A forte e prolongada seca na primeira metade da década de 20 obrigou a Light a racionar o fornecimento de energia elétrica e comprar, a preços elevados, energia gerada por outras empresas. Isso fez com que a empresa canadense decidisse construir uma usina hidroelétrica. Para tanto, foi escolhida a curva do Rio Tietê, em Pirapora do Bom Jesus, onde, há quase dois séculos, havia sido feito um rasgão que desviaria as águas do leito original do rio para buscas infrutíferas de ouro.
A Pequena Central Hidrelétrica (PCH), na cidade de Pirapora do Bom Jesus, no rio Tietê, inaugurada em 13 de dezembro de 2014, é uma usina da Pirapora Energia S.A. (PESA), subsidiária integral da Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A. (EMAE). A nova usina traz diversos benefícios para a região e está alinhada com o compromisso do Estado de São Paulo de incentivo ao aproveitamento das fontes renováveis de energia.
Com uma potência instalada de 7 MW pico e painéis fotovoltaicos instalados sobre flutuadores de alta densidade, a usina será a maior do país a operar na modalidade de Geração Distribuída. Isso significa que a energia produzida será abatida do consumo dos clientes da usina, por meio de compensação nas contas de luz.
Facebook
Twitter
LinkedIn