USINA HENRY BORDEN PASSA POR TESTE DA ANEEL
BlogProcedimento analisa capacidade de recomposição do Sistema Interligado Nacional durante um blackout
A Usina Henry Borden, operada pela EMAE em Cubatão, participou no dia 24 de setembro do teste de black start, que analisa a capacidade de recomposição do Sistema Interligado Nacional durante um blackout, com acionamento de usinas hidrelétricas estratégicas. A atividade teve o acompanhamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do Operador Nacional do Sistema (ONS).
Na ocasião, todas as unidades geradoras da usina (oito unidades da usina externa e seis da usina subterrânea) foram desligadas, simulando um “apagão”, e a sua capacidade de autorrestabelecimento, sem o auxílio de uma fonte de energia externa, foi verificada.
O procedimento, determinado pela (ANEEL), acontece uma vez por ano e o resultado é publicado em relatório do órgão que oferece uma visão geral das usinas hidrelétricas quanto ao desempenho na prestação do serviço de autorrestabelecimento.
Por sua localização no mais importante centro de carga do Estado de S. Paulo e suas características, Henry Borden agrega maior flexibilidade e segurança para a operação do Sistema Interligado Nacional – SIN, que coordena o restabelecimento de todo o sistema elétrico brasileiro.
Setembro de 2023