REPRESENTANTES DA EMAE PARTICIPAM DE I-REC DAY BRAZIL 2023
BlogRecentemente, EMAE passou a disponibilizar no mercado certificados de energia renovável
No dia 10 de março, o gerente do Departamento de Relações com Investidores e Tarifas, Cairê Moura Franco, e o coordenador de Tarifas, Encargos Setoriais e Comercialização da EMAE, Marco Antonio Allegro, participaram do I-REC Day Brazil 2023, primeiro evento de Certificados de Energia Renovável do país.
O encontro contou com a presença de grandes geradoras e comercializadoras de energia, além de autoridades e especialistas no assunto.
Segundo Cairê, essa é uma oportunidade de identificar tendências e os desafios do mercado de I-RECs e também fazer contatos valiosos para futuras parcerias com a EMAE.
“A nossa participação no programa I-REC coloca a EMAE ao lado de grandes empresas que também comprovam a origem renovável da sua energia e contribuem para o desenvolvimento sustentável”, declarou.
A EMAE, por meio da Pequena Central Hidrelétrica Pirapora, entrou recentemente no mercado de I-RECs. Em 2022, vendeu 60 mil certificados de energia renovável (I-RECs) para. Já em 2023, a expectativa é fazer nova oferta para vender mais certificados.
Cada Megawatt hora (MWh) produzido na PCH Pirapora equivale a um I-REC que pode ser comercializado pela PESA e adquirido por empresas que possuem compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a redução de gases de efeito estufa.
A PCH Pirapora foi homologada pela The International REC Standard Foundation, organização internacional que estabelece padrões globais de rastreamento de atributos ambientais de energia, conquistando o Certificado de Energia Renovável denominado selo I-REC (Renewable Energy Certificate), emitido no Brasil pelo Instituto Totum.
Março de 2023.