POPULAÇÃO DO ENTORNO DA BARRAGEM RASGÃO É TREINADA EM CABREÚVA
Blog, CampanhasExercício faz parte da implantação do Plano de Ação de Emergência das estruturas da EMAE
A EMAE realizou, no dia 3 de junho, no bairro Bananal, em Cabreúva, o terceiro exercício simulado para situações de emergência e testes de sirene do projeto de implantação do Plano de Ação de (PAE) das 19 estruturas (barragens, diques e sangradouros) da EMAE, em São Paulo, Baixada Santista e Médio Tietê.
A população que mora no entorno da Barragem Rasgão, na área chamada Zona de Autossalvamento – localizada em um raio de 10 quilômetros a jusante das barragens –, recebeu as orientações sobre como se comportar no caso de emergência com a estrutura.
Placas de rotas de fuga e pontos de encontro foram instaladas no local e, ao ouvir o sinal sonoro, as pessoas saíram de casa e seguiram para o local indicado. Lá, receberam instruções de representantes da EMAE e Defesa Civil e tiraram dúvidas.

É importante ressaltar que esse é mais um procedimento adotado pela EMAE no âmbito da segurança de barragens, em conjunto com as Defesas Civis dos municípios que abrigam as estruturas da Empresa. Desde que as suas usinas foram construídas, a EMAE adota as melhores práticas de engenharia para a manutenção, visando a segurança das suas estruturas, como manutenções, inspeção regular de segurança, leitura de instrumentação e análise dos dados.
Todos os empreendimentos possuem, ainda, uma equipe de profissionais especialistas em segurança de barragem que supervisionam sua condição estrutural e operativa. As barragens mantêm operadores em regime de trabalho ininterrupto e não possuem qualquer tipo de restrição operacional, sendo reconhecidas pelos órgãos fiscalizadores como estruturas de baixo risco.
Junho de 2023